Pular para o conteúdo principal
Quer começar a pedalar? Saiba qual modalidade escolher e qual bike comprar?


Pessoal, resolvi escrever essa matéria para quem quer começar a pedalar e ainda está confuso com relação a qual modalidade escolher e que equipamento comprar. São dicas bastante simples, mas acredito que podem ajudar a dar um norte para quem é iniciante.

Qual modalidade escolher?


Existem diversas modalidade dentro do ciclismo, porém vamos resumir em três principais: Speed, Mountain Bike e passeio

Speed

A modalidade Speed, ou ciclismo de estrada é a mais tradicional dentro do esporte. É uma modalidade que no Brasil tem crescido muito, mas ainda está longe de chegar nos parâmetros dos países da Europa.

Desvantagens

As bikes de speed, uma vez que são feitas para serem velozes, não são muito confortáveis. O selim é mais alto do que o guidão, fazendo com que a posição do ciclista fique bastante inclinada para a frente, que causa um pouco de incômodo nas costas e no pescoço, para quem não está acostumado.
As bikes de speed são bem caras. Bicicletas de uma qualidade média/boa chega a custar de 2.500 a 10.000 reais e exigem um certo nível de manutenção.

Vantagens

Uma das facilidade do Speed é a praticidade. Basta você colocar a roupa e sair pedalando na rua. Em outras modalidades, muitas vezes é necessário colocar a bike em um carro e ir até uma trilha, pista ou local onde se pratica o esporte.
Outra vantagem é que como a bike anda mais rápido do que os outros tipos de bike, grandes distância são percorridas com uma certa facilidade. Dando o ciclista a chance de percorrer grandes distância e conheça vários locais em cima de sua bike. Além de ser um esporte que se pratica em equipe, o que traz boas oportunidades de relacionamento com outras pessoas.

Mountain Bike

No Brasil é a modalidade mais difundida. Existem dezenas de milhares de praticantes desse esporte no país. Existem muitas competições, muitas trilhas e inúmeros grupos de MTBikers.


Desvantagens

O MTB é um esporte que deve ser praticado em trilhas, que muitas vezes são afastados da cidade, que fazem com que o ciclista tenha que se locomover de carro ou por outro meio de transporte até o local desejado. Isso causa uma certa mão de obra que muitas vezes desanima o prática do esporte.
Outro ponto negativo é a manutenção das bikes. Uma vez que estão sempre sujeitas e condições de terreno extrema, muitas vezes a bike acaba necessitando de manutenção frequente, isso acaba trazendo gastos ao ciclista.

Vantagens.

O contato com a natureza, a diversidade de ambientes e locais por onde você pode passar com a sua bike. São apenas algumas das vantagens de se praticar esse excelente esporte.
Como existem diversos grupo de MTBikers, é extremamente fácil para os iniciantes se inserirem no esporte. Os grupos possuem os mais variados níveis e formas de organização, que acolhem os novatos.

Passeio/Recreação

Essa modalidade é escolhida por muuuuuita gente. É a modalidade escolhida por pessoas que somente querem passear de bike duas.três vezes por semana, com sua família em parques e etc…





Vantagens

É um esporte extremamente saudável e prazeroso , que custa pouco e melhora bastante a qualidade de vida de quem o pratica. Assim como o Mountain Bike, existem muitos grupos de ciclismo recreativo no país, o que facilita a inserção no esporte.

Desvantagens

Se você é uma pessoa competitiva esse esporte não é para você.

Se você nunca pedalou e não tem certeza se vai continuar no esporte, não gaste muito. Procure também comprar bikes com grupos shimano. Mesmo os modelos mais simples possuem uma boa qualidade e desregulam pouco, facilitando a vida do ciclista.








Comentários

Excelente matéria meu nobre amigo!

Com certeza todas as modalidades de bike são excelentes, mas minha paixão realmente é a Speed!
Correr pelas vias da cidade traz o maior prazer e uma excelente sensação de liberdade!

Estou torcendo pra chuva parar logo pra voltarmos para ativa!

Que venha o sol!

Abraços
oivalfleicam disse…
Obrigado pelo comentário meu nobre amigo! Vindo de você que é "o cara" da Bike fico lisongeado! Estamos na torcida para o sol voltar... se bem que isso nunca foi problema para nossas pedaladas aquáticas não?
Caro Amigo!
Estou longe de ser "o cara", bondade sua!
Verdade... a chuva nunca é o limite nem a barreira!
Mas o Sol sempre cai muito bem!
Como você diz.. "não somos os Sugars Boys".. kkkkkkkkk

Grande Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a