Pular para o conteúdo principal

10 RAZÕES PARA COMEÇAR A PEDALAR MAIS

É conveniente: um estudo inglês mostra que por lá 23% dos deslocamentos de carro são de 3km ou menos – uma distância facilmente percorrida em 15 minutos de pedaladas tranquilas. Por aqui o número não deve ser o mesmo, mas deixar de ir de carro até a padaria da outra rua que vende produtos mais saudáveis, ou a banca de jornais no domingo, podem ser um bom começo para uma rotina mais saudável!

 

Reduz emissões: o CO2 emitido por veículos automotores rivaliza com o das chaminés das indústrias em volume de emissões. Pedalar (ou caminhar, se for o caso) contribui para reduzir drasticamente as emissões geradas pelos seus deslocamentos, além de evitar o consumo de combustíveis fósseis.

Ajuda a controlar o peso: o exercício regular pode ser positivo para eliminar os quilos a mais que uma vida sedentária, ajudada pelos deslocamentos motorizados, permitiram acumular. Consulte um profissional habilitado para saber mais!

Reduz custos: ter uma bicicleta em condições de uso pode exigir algum investimento e esforço, mas – a não ser que a sua bike exija manutenção constante – é provável que os custos ao longo do tempo sejam bem menores que os equivalentes gerados por um carro (estacionamento, IPVA, combustível, depreciação, manutenção, pneus, etc.), e podem até ganhar dos custos de transporte coletivo.

Pode ser uma porta de entrada para a corrida: correr é o exercício desejado por muitas pessoas que estão acima do peso ou pretendem melhorar seu preparo físico, mas em muitos casos o excesso de peso faz com que a corrida não seja o exercício ideal para começar. Pedalar é mais suave com o seu esqueleto e musculatura, e pode reduzir o seu peso e aumentar o preparo o suficiente para permitir uma transição para a corrida. Mas consulte um profissional habilitado antes de tomar qualquer decisão a respeito!

Faz bem à saúde: exercícios regulares praticados com moderação costumam fazer muito bem à saúde, e pedalar (sem exageros climáticos, nem de esforço ou segurança) cabe muito bem nesta descrição. Consulte um profissional habilitado para saber mais!


Pode melhorar o desempenho no trabalho: um estudo inglês observou que pessoas que praticam um exercício antes do trabalho melhoram seu gerenciamento de tempo e de carga de trabalho, ficam mais motivadas, conseguem lidar melhor com o stress, e acham mais fácil concluir suas tarefas no prazo.

É um caminho para a inspiração: fazer exercício aeróbico, ver paisagens diferentes e estar em contato com a natureza (ou com a pulsação das ruas) podem ser mecanismos interessantes para higiene mental e para deixar o seu subconsciente trabalhar solto e ter o surto de criatividade que não ocorreria na frente do computador.

Pode ser uma ótima atividade familiar: andar com segurança em parques e ciclovias é um ótimo programa familiar que pode unir todas as gerações, do avô à netinha. Em especial, andar de bicicleta dá um exemplo de comportamento saudável para as crianças, e pode ser também um exemplo de atenção às normas de segurança.


Conduz a novas amizades: iniciar uma nova atividade, mesmo uma que se pratica sozinho, conduz a ampliar os seus círculos de relacionamento (e não apenas no Google Plus!). Quem começa a pedalar, a correr ou a praticar outros exercícios tende a ter contato com mais pessoas que passam pelos mesmos locais, que compram o mesmo tipo de suprimentos ou que acessam os mesmos sites de dicas esportivas, o que pode conduzir a uma renovação bem-vinda nas amizades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a