Pular para o conteúdo principal

ESFORÇO X CONDICIONAMENTO


Para nosso organismo, uma atividade fisica e sempre um esforço físico, não importa se foi previamente planejado e calculado por um personal trainner, como uma corrida matinal na calçada da praia, ou se foi improvisado como uma corrida atras do ônibus quando estamos atrasados para o trabalho. Em qualquer uma dessas situações, passamos por um estresse físico. Em outras palavras, exigimos de nosso organismo um esforço maior do que o usualmente solicitado na maior parte do tempo em nosso dia-a-dia.
Apesar de parecer um contra-senso, durante nossa pedalada ou remada diária nós estamos apenas “maltratando” nossos músculos e articulações, sobrecarregando nosso coração e nossos pulmões, bem distante da idéia que temos sobre os beneficios para a saude que um bom esforco fisico pode trazer.

Calma! Antes de você preparar um e-mail me xingando, espere mais um pouco e tente ler ate o final. Depois disso, se voce achar que ainda tem motivos, pode escrever. Gracas a um delicado e longo processo evolutivo, nosso organismo aprendeu a se adaptar as variações que o ambiente exigia. Desta maneira, um morador de altitude tera mais hemoglobina em seu sangue visando compensar a diminuição do oxigênio no ar atmosférico (apesar da proporcao entre os gases permanecer constante) por meio de um maior carregamento deste gás para as células. Do mesmo modo, existe um esforço do nosso corpo em adaptar-se aos “exageros” que impomos a ele quando nos estressamos fisicamente. Se pudessemos ouvir o que o nosso metabolismo “pensa”, creio que seria algo assim:

1ª situação – durante a corrida (adaptações agudas): “Caramba! Esse meu dono esta exagerando! Não estou conseguindo levar oxigênio suficiente para as células musculares das pernas. Vou tentar abrir a passagem daqueles capilares sanguíneos que estavam de bobeira sem funcionamento, na tentativa de irrigar esta regiao que esta pedindo ‘arrego’”!

2ª situação – logo após a corrida (adaptações crônicas): “Ufa! Dessa eu escapei! Mas, com certeza, não quero passar por isso novamente. Vou pensar em algo que eu melhore no meu organismo para ficar preparado para outra ‘ignorância’ dessas que meu dono queira fazer comigo. Acho que vou aumentar o numero de mitocôndrias [nota do tradutor organela responsavel pela geração de energia celular] nas células musculares das pernas e também vou ampliar o volume do ventrículo esquerdo do meu coração para tentar aperfeiçoar a eficiência dos batimentos cardíacos, levando mais sangue de cada vez. Ha! Ha! Ha! Quero ver se ele me coloca novamente nessa furada”!

Com o passar de algumas semanas, as adaptações crônicas descritas acima, alem de muitas outras, chegam ao estado-da arte, permitindo o organismo fazer aquela atividade fisica lá de trás, sem o esforço e o estresse sentido naquela época.

Pronto! Você agora esta adaptado para fazer esta atividade neste nível de intensidade que treinou durante este tempo. Neste ponto voce diria: “Tá bom! Mas eu ainda nao estou satisfeito com a minha velocidade. Quero melhorar mais!” Entao nao tem jeito. Voce tem que sair dessa zona de conforto que atingiu e começar o estresse todo novamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a