Pular para o conteúdo principal

FITA ANTI FURO: RESOLVE?

[mister+tuff+ZEFAL_fita_anti_furo.jpg]


Hoje cedo, aproveitando a manhã de sol, aproveitei para fazer um treino de estrada pela nossa MG 5, em direção Sabará. Apesar de ser uma quinta-feira, a estrada estava com movimento regular e consegui pedalar sem maiores imprevistos. No entanto, na volta, uma situação que me chamou a atenção deu origem a essa postagem.

Após passar por um General Carneiro, que estava muito sujo, comecei a ouvir barulhos metálicos de forma repetida na traseira da bike. Quando fui ver o que seria, encontrei um arame enferrujado encravado no meu pneu, cuja outra extremidade batia no quadro quando a roda girava. Removi o arame e segui pedalando sem maiores problemas. Porém, isso só foi possível porque eu estava equipado com uma fita anti-furo.

Certamente, uma das situações mais incômodas para todo o ciclista, não importa se competindo, treinando ou a lazer é o pneu furado. No entanto, já há alguns anos, vêm sendo disponibilizadas no mercado as famosas fitas anti-furo. Mesmo assim, é muito comum encontrarmos ciclistas que desconhecem a sua aplicação ou mesmo questionam a validade do seu uso.

Fora opiniões individuais, estudos revelam que a fita anti-furo pode reduzir em mais de 80% as chances de ter um pneu furado por objetos externos, já que a mesma é feita à base de kevlar. Certamente, a fita não o salvará de objetos que possam entrar lateralmente no pneu ou mesmo objetos pontiagudos muito grandes, com grandes pregos ou parafusos, mas é muito eficiente contra cacos de vidro, restos de arame e pneus e outros detritos que podem furar seu pneu.

Recomenda-se que, além do uso da fita, o ciclista opte por pneus e câmaras de boa qualidade e tenha cuidado com a montagem do pneu. Para quem não conhece, a fita anti-furo é instalada no momento da montagem do pneu, entre a câmara e o pneu. Ela é que vai impedir que objetos que ultrapassem a banda de rodagem do pneu cheguem à câmara, furando-a. No entanto, ela não dispensa o cuidado do ciclista, que deve ter o cuidado de evitar potenciais ameaças aos seus pneus.


MITOS:

Há quem diga que com a fita a roda fica mais pesada. A fita para MTB pesa em torno de 200 gramas o par (para speed é mais leve). Há quem diga que a fita corta a câmara. Mas este problema ocorre quando a fita é usada por um longo período, geralmente acima de 2 anos, quando ocorre o ressecamento ou quando é mal montada. E claro, como já comentamos, mesmo com a fita anti-furo, o comportamento e o cuidado do cliclista é preponderante no sentido de evitar resíduos e objetos que possam danificar o pneu.

Há também quem associe que com a fita seja necessário usar menor calibragem, uma vez que ela ocupa espaço no pneu. Mas na verdade, um pneu é calibrado com pressão e não com quantidade de ar.


CONCLUSÃO:

Certamente, a fita anti-furo tem utilidade comprovada no sentido de minimizar furos nos pneus. Também pode estar associada à maior segurança do ciclista, tanto pela situação do pneu furado em si, como pelo fato que ter que parar na estrada para fazer a manutenção deixa o ciclista mais vulnerável. De qualquer forma, considerando o custo/benefício, certamente o valor, na faixa de R$ 40,00 ou menos e mesmo o peso acima mencionado não são tão significativos, uma vez que alguns furos evitados pela fita já pagam seu valor, sendo portanto um ótimo investimento.

Na Rodociclo, você encontra fitas anti-furo para colocação tanto em speed quanto em MTB com os melhores preços do mercado. E se você ainda tem alguma dúvida, depois dos nossos argumentos acima, faça você mesmo o teste e coloque essa fita na sua bike. Certamente, você sentirá a diferença.

Porém, vale a pena salientar que a eficiência da fita será maior se usada com pneus de boa qualidade. No mais, é só pegar a sua bike e escolher o destino!

Comentários

Ademilson Reis disse…
Tem telf da Rodociclo?

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a