Pular para o conteúdo principal

BERMUDA : QUAL USAR?

Muitas pessoas gostam de criar um estilo na hora de praticar esporte, basta você assistir uma competição de atletismo para ver os penteados e as roupas que os atletas usam, e no ciclismo não é diferente. O ciclista Mario Cipollini adorava usar uns uniformes bem estilizados, um deles tinha o desenho dos músculos do corpo humano, que no meu conceito é um arraso!


Muitas pessoas acham que usar as bermudas de ciclismo é coisa de viado. Coisa de viado é você não usar, e quer saber por quê?


1. A bermuda fica justa ao corpo para que você possa pedalar sem correr o risco de enroscar a barra (ou outra parte) da sua bermuda de sarja na bicicleta, podendo causa um acidente com você.


2. Na bermuda possui um elástico nas coxas para evitar que ela fique subindo e descendo quando você pedala, muitas vezes causando até um certo desconforto.


3. Quando pedalamos encaramos, muitas vezes, vento, pedras (ou pedrinhas) e insetos, e a bermuda de sarja que é bem mais folgada, nessas situações, pode cair uma pedrinha ou até mesmo um inseto dentro dela, e te machucar, estragando seu pedal. Um amigo meu disse que se recusava a usar essas bermudas de ciclistas pelo mesmo motivo, “muita viadisse”, ele dizia. Até que um dia ele foi fazer uma trilha com os amigos. Nas trilhas, muitas vezes, encaramos mato, lama, lagos, rios, cachoeiras etc, e quando ele voltou para casa depois do pedal, percebeu que tinha um carrapato na perna dele, próximo a virilha, e ele teve que ir para o hospital. Parece brincadeira essa história, mas aconteceu com ele, e pode acontecer com qualquer um.


4. Quando pedalamos, movimentamos muito as pernas para cima e para baixo, e as bermudas de ciclistas não causam atrito com a virilha, evitando possíveis assaduras. Alguns ciclistas até preferem pedalar sem cueca para evitar ainda mais esse atrito. Com a bermuda de sarja o atrito será muito maior. Eu mesma já escrevi em outro post deste blog, que mesmo usando bermuda de ciclista, eu tive assaduras porque fiz um pedal bem longo. Mas só percebi que estava com assaduras quando fui tomar banho, eu não conseguia tirar a bermuda, porque ela ficou grudada na pele da minha virilha. Passei alguns dias usando Hipoglós. (risos)


Então, deixe este preconceito de lado, e cuide da sua saúde e da sua habilidade em cima de uma magrela. Usar essas bermudas, em minha opinião, deixa o homem e a mulher até mais bonitos, e de quebra, você não corre o risco de encarar uma das situações citadas acima.


Lembrem-se: sua roupa de ciclista é também seu equipamento de segurança.


Boas pedaladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a