Pular para o conteúdo principal

PORQUE IR DE BIKE...


As bicicletas representam uma facilidade para algumas pessoas que usam-na em suas vidas cotidianas. Como elas são mais rápidas do que andar a pé, poupa-se tempo quando resolve adotá-las como meio de transporte. Em países como a China, elas são super populares e grande parte da população vai para o seu serviços ou escola pedalando, independentemente da classe social. Ao contrário do que acontece no Brasil, onde quem usa a bicicleta é porque não tem dinheiro para comprar um veículo melhor. Se fossemos menos orgulhosos e adotássemos a bicicleta como uma forma de transitar, muitos problemas se resolveriam. Além de trazer benefícios pessoais, também seria importante para sociedade em geral. O primeiro bem que esta atitude positiva nos faria, seria uma melhoraria na saúde.


 Com o ritmo acelerado das grandes cidades, muitas pessoas não têm tempo para fazer exercícios físicos. Mas se você adotar a bicicleta como transporte, esse problema se resolve. Chegar suado no trabalho não é desculpa se em seu serviço há local para tomar uma ducha. Além do mais, você pode ir a uma velocidade baixa, que não exija muito esforço e deste modo você não sue. Certamente você renderá mais no serviço e sentirá melhor, pois quando você se exercita, seu organismo trabalha mais eficientemente. Para praticar esta atitude saudável basta ter uma bicicleta em mãos e acordar mais cedo do que de costume. O importante é não começar com esta prática e depois desistir.

 

Outra vantagem que locomover-se via bike apresenta é o despertar de uma forma melhor. Você poderá respirar o ar da manhã, além de apreciar a vista dos lugares por onde passar. Procure fazer uma rota alternativa, na qual a paisagem seja bonita de ser vista. Economicamente, o uso da bicicleta também é melhor, já que você não tem gastos com gasolina, manutenção, entre outras coisas que os carros exigem. Caso você use ônibus ou outros transportes coletivos, optando pela bicicleta poupa-se o dinheiro da passagem. Além demais dinheiro no bolso, você poderá desfrutar de uma cidade com menos carros na rua, um benefício e tanto para metrópoles como São Paulo, na qual o trânsito é caótico. O planeta também vai sair ganhando caso você opte por usar a bicicleta, já que os veículos automotores são uma das maiores fontes de poluição. Nos tempos atuais, no qual um dos assuntos mais comentados é o aquecimento global, esta atitude é muito importante para todos. Com tantos benefícios que o uso da bicicleta traz, ele merece ser considerado como pelo menos uma hipótese. Mas estamos falando de Brasil e sabemos que no país falta incentivo para muitas coisas, inclusive para o uso de bikes. O correto seria projetos governamentais que viabilizassem a construção de ciclovias, o que permitiria um trafego organizado de bicicletas. Mas que isso não sirva de desanimo para os futuros ciclistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a