Pular para o conteúdo principal

ROTA SABARÁ

ROTA SABARÁ
Dia : 27/12/2011 - terça feira
Local de Encontro : Avenida Silviano Brandão (em frente ao Hospital São Camilo)
Horário : 07:30hs
Saída : 07:45hs
Trajeto : Estrada de Sabará até o centro histórico. Contornaremos a cidade por fora até a Siderúrgica de Sabará.
Km total (ida e volta) : 45km
Bikes : (  x  ) Speeds  (  x  ) MTB
Nível de Dificuldade : Médio
Pista : Asfalto 100%

Orientações Gerais : 
- Cada ciclista é exclusivamente responsável pela sua própria segurança, e deve agir como se estivesse pedalando sozinho.
- Não teremos custo, patrocínio, uniforme, escolta, monitores, segurança motorizada ou responsáveis pelo grupo.
- É altamente recomendável que todos usem capacetes, luvas, roupas claras, pisca traseiro, farol ou pisca dianteiro e adesivos refletivos no quadro da bicicleta.
- A idéia é que esses passeios ajudem um pouco as pessoas a aprender a pedalar, o que é bem diferente de fazer trilhas. Assim, os ciclistas devem sinalizar sua intenção com o braço, observar as regras de circulação, procurar respeitar semáforos e preferências, evitar transitar pela contra-mão e manter-se sempre visíveis e previsíveis. E, sobretudo, estar alertas, porque distrações no trânsito são sempre perigosas.
- É intenção também que o passeio chame a atenção de outras pessoas para as vantagens de se transitar de bike pela cidade. Para isso é importante respeitar pedestres, dando-lhes sempre a preferência, e negociar em situações de “conflito” com o transporte motorizado, evitando um contato agressivo – a simpatia é a arma do convencimento.
- Teoricamente podem participar dos passeios ciclistas de qualquer nível, desde iniciantes. Uma das intenções é fazer com quem quer experimentar pedalar tenha uma oportunidade para fazê-lo de forma segura e confiável. Mas pode-se verificar com o padrinho da vez se há naquele dia algum grau de dificuldade adicional.
- Não há compromisso em concluir o passeio: pode-se participar de apenas parte dele, e abortar em qualquer lugar – afinal, estaremos dentro da cidade. Mas é importante que todos fiquem atentos ao itinerário e o tenham em mente desde antes do começo do pedal, principalmente para ninguém se perder (embora a idéia seja ajuntar o grupo de tempos em tempos ao longo do percurso).
- Este passeio deve ter em torno de 45 km e três horas de duração, mas não há qualquer restrição em relação a isso: é apenas uma referência para o padrinho definir o percurso. Também o horário de 07:45 h para começar é uma sugestão.
- Não se trata de um cortejo fúnebre, mas a barulheira e a algazarra devem ser evitadas. Além de o silêncio proporcionar uma maior sensação de suavidade no deslocamento no asfalto, passaremos por áreas residenciais e hospitalares .
           Animou? Vamos nessa!!



Comentários

Confirmadíssimo!

Por volta de 07:40 estarei na Silviano Brandão pronto para a Rota Sabará!

Abraços!
Master Power.
oivalfleicam disse…
Caro amigo, será um prazer tê-lo conosco! Aguardo você lá no local e horário agendados.
Inté!

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a