QUE BICICLETA COMPRAR? Parte II
De nada
adianta uma bicicleta "megasofisticada" se não estiver adequada ao
uso e ao seu dono. Não é o preço da bike que faz a diferença, mas sim a escolha
adequada para o uso correto.
Joelhos
Pedalando
com o selim muito baixo, estaremos aumentando a tensão nos joelhos, mais
precisamente nas rótulas. Esses ossos, localizados dentro do tendão patelar,
escorregam por cima da articulação do joelho. Quanto mais baixo o selim, mais
força será necessária para a pedalada, a bicicleta renderá menos e a força de
tensão do tendão patelar sobre os joelhos será muito grande. Resultado: dor!
Com
o selim muito alto, estaremos esticando nossos tendões de Aquiles, localizados
em cima dos calcanhares, forcando-os até o micro-estiramento de suas fibras. Da
mesma forma, o nervo ciático também será prejudicado. Conclusão: dor!
Tamanho do quadro
Depois
de acertarmos o selim, deveremos analisar se o quadro está de acordo com nossas
dimensões.
Se você não conseguiu acertar a altura do selim e não parou de rebolar porque o selim não abaixava mais ou pedala como um sapo, porque o selim não aumenta mais e o canote literalmente acabou, pode separar uma grana para trocar de quadro ou de bicicleta. Às vezes gastamos centenas de reais na manutenção de um automóvel e, com esta mesma grana poderíamos ter trocado de bike.
Se você não conseguiu acertar a altura do selim e não parou de rebolar porque o selim não abaixava mais ou pedala como um sapo, porque o selim não aumenta mais e o canote literalmente acabou, pode separar uma grana para trocar de quadro ou de bicicleta. Às vezes gastamos centenas de reais na manutenção de um automóvel e, com esta mesma grana poderíamos ter trocado de bike.
Nos quadros de estrada, o ÂNGULO
entre o tubo do selim e o chão varia, em geral, entre 72 e 74º. O TAMANHO DO QUADRO é, por norma,
expresso em centímetros e corresponde à distância
entre o centro do eixo do movimento pedaleiro e o centro do local de soldadura
do tubo superior ao tubo do selim, admitindo que o tubo
superior está em posição horizontal (se tal não se verificar, a medição
considera o local onde o mesmo se posicionaria, caso estivesse na horizontal).
Para um ciclista, o tamanho óptimo do
quadro de estrada é calculado através da seguinte equação:
tamanho do quadro (cm)
= altura de entre-pernas (cm) X 0,66
Tabela do quadro ideal
estatura aproximada
|
tubo superior
|
tamanho comercial
|
||
MTB
|
estrada
|
MTB
|
estrada
|
|
1,50 a 1,60 m
1,55 a 1,70 m 1,65 a 1,75 m 1,73 a 1,85 m 1,75 a 1,90 m 1,85 a 2,00 m |
20,9" a 21,4"
21,5" a 21,9" 22,0" a 22,5" 22,6" a 22,9" 23,0" a 23,4" 23,5" a 24,0" |
53,0 a 54,4 cm
54,7 a 55,6 cm 54,7 a 57,1 cm 57,4 a 58,3 cm 58,6 a 59,4 cm 59,6 a 60,0 cm |
14"
16,5" 18" 19" 20" 22" |
menos de 51 cm
53 cm 55 cm 57 cm 59 cm 61 cm |
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