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PEDAL DE ENCAIXE - USAR OU NÃO?
Esse é um passo importante... ou melhor, uma pedalada importante. Pedalar clipado é a linha que separa os "ciclistas" dos Ciclistas. E por que?

Bom, para o ciclista que pedala com o pé solto, o único movimento possível é o de empurrar o pedal para baixo com um pé, até a posição mais baixa do pedal. Nesse momento, a outra perna passa a empurrar o pedal oposto. Com isso, a pedalada tem apenas uma parte da eficiência possível.
Isso porque com o pedal de encaixe (nome correto do que chamamos "pedal clip") o movimento é contínuo, ou seja, enquanto um pé está empurrando um pedal o outro pé está puxando o outro pedal para cima. Alguns artigos estimam em mais de 30% no ganho de pedalada.


E é fácil comprovar isso: pedalando clipado, você pode fazer só o movimento de compressão dos pedais durante uns minutos. Ao fazer o movimento completo, o aumento de velocidade é imediato.
Além disso, após estar acostumado (em poucas pedaladas), a sensação de segurança aumenta muito, ao contrário do que se possa pensar.
Um medo comum de quem nunca pedalou clipado é de não conseguir desclipar num momento de aperto... para que esse medo desapareça, é importante conhecer a anatomia do pedal de encaixe.

 
O pedal de encaixe tem, de cada um dos seus lados, presilhas que funcionam sob a ação de molas. No solado da sapatilha existe uma peça, chamada taco, que encaixa nestas presilhas quando o ciclista pisa sobre elas.

A força com que estas presilhas prendem os tacos é regulável. Nos pedais Shimano como o mostrado acima, há um pequeno parafuso allen que, girado no sentido horário, faz com que a presilha prenda o taco com mais força e no sentido anti-horário tenha o encaixe facilitado. Logicamente recomenda-se que o iniciante coloque a regulagem no mínimo (com o parafuso todo distorcido) pois assim fica mais fácil clipar e desclipar. O único problema nessa situação é que o pé pode soltar durante a pedalada. Se isso acontecer frequentemente é só dar uma apertadinha (um click) no parafuso. Nestes pedais a regulagem vai de 1 a 10 clicks.

Bem, para clipar é só pisar no pedal. E para desclipar? Também é facílimo - basta girar o calcanhar para fora e o pedal desclipa. É um movimento fácil e suave que com pouco treino torna-se automático. O cuidado maior é não parar a bike sem desclipar antes - principalmente nas primeiras vezes, pois neste caso o tombo é certo. Também cuidar para não desclipar o pé esquerdo e inclinar a bike (parada) para a direita e vice-versa... parece brincadeira, mas acontece.

Já diz o velho ditado: "uma imagem vale por mil palavras". Então vamos ver um excelente vídeo da Schwinn sobre como usar um pedal de encaixe. É em inglês, mas dá para entender só vendo.

 

Por falar em preço, o pedal de encaixe é um investimento razoável, pois além dos próprios (que vêm com os tacos) há o gasto com a sapatilha (que deve ser própria para MTB, no nosso caso. As de estradas tem o solado liso, e não são adequadas às trilhas). Um conjunto mais barato são dos pedais Shimano M520 (tidos como indestrutíveis) e sapatilhas Shimano M086 ou similares.


Lembre de comprar um número maior do que o que você normalmente calça, pois os pés tendem a inchar em longos pedais, deixando-as apertadas. Lembre também que muitas vezes a numeração informada é a européia, menor que a nossa, então quem calça 40 (no Brasil) usaria uma sapatilha 42 (na numeração européia). Há ainda os modelos de cadarço e velcro. Eu prefiro os últimos, para não haver o perigo do cadarço enroscar no pedivela e me fazer beijar o chão, mas tem muita gente que prefere o contrário, porque diz que o velcro estraga mais rápido.

Ao comprar a sapatilha é preciso instalar os tacos que vieram junto com o pedal que você comprou. O melhor é que você peça a um profissional experiente para instalá-los (geralmente na loja onde você comprou os pedais). A instalação de tacos na posição incorreta pode causar dores no tornozelo, joelhos, quadril ou dormência nos pés. Mas, se você é do tipo "faça você mesmo", também não há mistério algum. Há vários sites na web ensinando a instalar os tacos corretamente.

Resumindo, não tenha medo... faça esse up, lembrando que não é só um up na sua bike... é um up no seu pedal e na sua segurança como ciclista.






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