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TRANSPORTE DE BIKE

Quase todo mundo já riscou a pintura da sua bike durante o transporte algum dia na vida. No entanto, hoje você tem uma magrela que não é apenas a bike, e sim A BIKE. Ela é o seu xodó, companheira de esporte e você não apenas conhece o mecânico que cuida dela, mas tem até o telefone dele para uma emergência.

Você pode transportar a bike no porta-mala de um carro usando um cobertor velho para proteger o quadro, mas essa operação é trabalhosa e o espaço é limitado. Se o seu caso for MTB, a sua queridinha pode estar enlameada, o que tornaria a situação ainda pior.

A melhor forma de transportar a bike num carro comum é, sem dúvida, com o emprego dos racks. Nas picapes e furgões, você pode até fixar blocagens no assoalho, mas nesse caso você acaba inutilizando o espaço para outras cargas.
Existem diferentes tipos de racks no mercado, mas no que se refere à forma de carregar, podemos dizer que são basicamente três: os racks de teto, os racks de tampa de porta-mala e os racks de engate de reboque.
Os modelos de teto são equipamentos de caráter permanente. Eles não atrapalham no uso cotidiano do carro e estão sempre prontos para entrar em ação. Os modelos de tampa de porta-malas e de engate de reboque devem ser instalados para uso e removidos em seguida pois podem atrapalhar no uso cotidiano do carro.Existem modelos para engate de reboque que possuem plataforma. Apesar de serem volumosos, de necessitarem de conector elétrico para ativar a lanterna traseira e ainda terem a questão da visibilidade da placa, são muito práticos e estáveis. Listamos a seguir algumas características de cada grupo.


RACKS DE TETO


Equipamento de caráter permanente, não precisa ser instalado e removido a cada uso.
Verificar bem a compatibilidade do sistema com o veículo.
Muito estável, mas cria resistência aerodinâmica para o veículo.
Viola a altura máxima permitida para cargas sobre o teto estipulado pela lei, que é de 30cm.
No entanto não se tem notícia de alguém que tenha sido multado por isso. Os modelos que se prendem no quadro não são recomendados para MTB, pois se a bike estiver elameada vai riscar o tubo. No caso de road bike, é muito conveniente pois não necessita retirar a roda dianteira.
Num carro alto (como utilitários) pode ficar difícil de carregar e descarregar a bike.
Nem todo modelo em calha que se prende na blocagem dianteira é compatível com MTB com freio a disco.
Necessita de cuidado na hora de passar por locais de altura limitada, incluindo garagens.
Existem modelos com trava (chave) anti-roubo.
Modelo para uso com roda dianteira removida.



RACKS DE TAMPA DE PORTA MALAS

Instalação e remoção mais complexa.
Razoavelmente estável. Tem que ser bem instalado.
Existem MTB full suspension incompatíveis com esse sistema.
Normalmente acaba cobrindo a placa do carro, o que pode resultar em multa
A maioria não permite a abertura do porta-mala depois de carregado.
Recomendável utilizar um painel com placa adicional (adesivo). Se possível sistema de lanternas também.
Necessita de cuidado na hora de dar ré.
Verificar a necessidade da trava anti-roubo.


RACKS DE ENGATE DE REBOQUE

Instalação e remoção relativamente simples.
O rack em si é bem estável, mas dependendo do tipo que se usa, as bikes podem balançar.
Os de plataforma são melhores nesse sentido.
Existem modelos importados que necessitam de bola de reboque de altura maior do que o convencional do mercado.
O engate de reboque deve ser estrutural, e não apenas cosmético.
Existem MTB full suspension incompatíveis com alguns sistema (os de plataforma não têm problemas).
Pode cobrir a placa do carro, o que pode resultar em multa.
A baixa altura facilita carregar e descarregar a bike.
Alguns modelos não permitem a abertura da porta-mala depois de carregado. Existem modelos com articulação basculante para abertura de porta-mala.
Recomendável a utilização de placa e sistema de lanterna traseira adicional.
Verificar a necessidade da trava anti-roubo.
Necessita de cuidado na hora de dar ré.



O sistema de fixação que utiliza uma barra com blocagem na caçamba da pickup ou no piso de furgão não altera a dimensão do veículo, o que é muito conveniente. No entanto, o espaço para carga fica limitado quando se está carregado de bikes. No caso das caminhonetes, existe a opção de se instalar o rack de teto acima da linha da caçamba, mas para isso é necessário fazer algumas adaptações por conta e responsabilidade própria. 
Existem algumas outras variações no sistema como modelos que são presos no estepe fixo na tampa traseira dos utilitários. Nesse caso, verifique se a fixação do estepe está dimensionado para esse peso extra e se o equipamento adquire estabilidade depois de instalado.

SAIBA COMO ESCOLHER O SUPORTE CERTO PARA LEVAR A BICICLETA



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