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ARO 29 X ARO 26 : QUEM GANHA ESSA BATALHA?


Não que seja uma novidade das fabricantes de bicicleta, mas as bikes de aro 29” tem vindo com uma força suficiente para reavivar o debate sobre os prós e contras das chamadas 29ers (twentyniners). Quando o uso das big bikes estourou nos Estados Unidos, o mundo acreditou se tratar apenas de uma nova moda passageira e que não haviam vantagens suficientes para considerá-las tão inovadoras quanto se propunham.

Mas, agora, a discussão continua em aberto e o número de adeptos das 29ers continua crescendo nos EUA e a “febre” está tomando conta da Europa e chegou também ao Brasil. Antes de decidir trocar a sua bike aro 26” por uma de aro 29”, é necessário analisar cada vantagem e desvantagem e, a partir de suas prioridades, optar pela mais adequada.




As MTBs evoluiram muito com o passar dos anos, hoje possuem quadros reforçados de alumínio ou fibra de carbono, pneus mais grossos com cravos que possibilitam uma melhor tração em diversos tipos de terreno; freios a disco hidráulicos, suspensão traseira e/ou dianteira, pedais de encaixe, pneus tubeless e um número muito maior de marchas.

De lá pra cá o único componente que, até recentemente, não havia sofrido nenhuma modificação foi o diâmetro das rodas que normalmente tem 26”. Na última decada começaram a surgir bicicletas que usam rodas com o diâmetro de 29”. Segundo Gary Fisher, as rodas 26” só foram adotadas no MTB por pura coincidência pois na época do surgimento das MTBs as rodas 26” eram as mais comuns no mercado.

Muito se debate a respeito dos prós e os contras desse tipo de bicicleta, mas os puristas do MTB têm que admitir as 29ers, como são chamadas essas bicicletas com rodas maiores tem se tornado cada vez mais comuns a ponto de algumas equipes de MTB adotarem exclusivamente esse tipo de bicicleta e mais as 29ers começam a ser presença cada vez mais comuns nos pódiuns das Etapas do Circuito Mundial de MTB.

Segundo Conrad Stoltz, em e-mail recente ao Espírito Outdoor, “Pretendo usar mais minha 29er nessa temporada. Sinto que em percursos tecnicamente difíceis a maior superfície de ocntato com o chão da mais tração. Com iso você não tem que brecar tanto nas curvas e consegue manter o momentum. É quase como ter uma suspensão extra e com isso você não se cansa tanto….Em qualquer situação acima de 5km/h as 29ers são mais rápidas”.

Vantagens das 29er:
Menor ângulo de ataque: com um diâmetro maior as rodas dissipam melhor as oscilações verticais dos buracos e obstáculos. Andar em uma aro 29 é quase ter uma suspensão extra.
Maior superfície de contato com o chão o que melhora a aderência nas curvas, tração nas subidas e nas frenagens. Em superfícies “soltas” (loose surface) rodas maiores são uma real vantagem.
Rodas maiores mantém o momentum mais fácil: Quanto maior a velocidade mais fácil fica de manter o momentum.
As 29er são mais confortáveis e com isso cansam menos os ciclistas. 


Desvantagens das 29ers:
Rodas maiores sempre serão mais pesadas.
Rodar maiores demoram mais para acelerar.
A distância entre eixo pode ser maior numa bike 29” do que em uma bike 26” o que faz com que a bike seja um pouco mais lenta em situações extremamente travadas.
Ainda não existem muitas opções de suspensões e pneus para as 29ers.

Existem algumas dicas que podem ajudar em alguns desses pontos negativos. Para lidar com as subidas, por exemplo, pode-se adotar uma coroa pequena, com apenas 20 dentes. Com o emprego dessa coroa menor, o desempenho nas subidas seria similar às bikes aro 26”. Já para solucionar o problema com as curvas, deve se dar atenção especial à escolha do guidão: dê preferência a guidões do tipo flat. Essa escolha poderá facilitar a execução de curvas mais difíceis.

Essas pequenas dicas não são regras e tampouco suficientes para eliminar as desvantagens da 29er. Mas lembre-se de que toda mudança traz consigo uma necessidade de adaptação e de que cada produto tem uma especificidade e um propósito. Ainda há uma grande divergência nas opiniões quanto à pertinência das big bikes em competições, já que elas são menos ágeis, mas uma cicloviagem sobre uma aro 29” com todo esse conforto que ela oferece me parece um ótimo plano!

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