Pular para o conteúdo principal

AS LESÕES DO CICLISMO




Para a sorte de todos os que amam os esportes com bicicleta, a boa notícia é que o ciclismo (e todas as suas variações, como mountain bike, bicicross, cicloturismo etc) é um dos esportes com menor índice de lesões.

“O ciclismo chega a ser benéfico para as articulações do joelho, quando realizado de maneira correta”, ensina o fisioterapeuta Wilson Germano, de Campinas (SP).

Entretanto, existem sim lesões que são típicas de praticantes de ciclismo, seja ele ciclismo indoor (Spining, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na grande maioria das vezes, as lesões ocorrem por estresse de treinamento (overtraining) em ciclistas de competição. Em ciclistas que pedalam por prazer, as lesões em geral aparecem em função do mau ajuste da bicicleta e/ou uso inadequado da bike.

“Em profissionais são comuns as tendinites de joelhos e no Tendão de Aquiles e também as dores na região lombar, no pescoço e dos músculos do trapézio (região lateral do pescoço, próximo aos ombros)”, ensina Cássio Paiva, ciclista brasileiro que venceu a Volta de Portugal, em 1992.


“O ciclismo em bike estacionária é tido com a atividade de menor estresse oferecido à articulação do joelho”, garante Germano. Mas ele também alerta que uma aula de ciclismo indoor mal dirigida e com o aluno pedalando uma bike mal ajustada para seu corpo, pode gerar casos de lesões gravíssimas, sobretudo no joelho do praticante.

Entre as principais causas de lesões em ciclistas, amadores ou profissionais, Germano aponta:
Falta de conhecimento técnico da modalidade;
Falta de equipamento específico para a prática do esporte;
Falta de orientação de profisssionais capacitados e fundamentados para a prática do esporte.

No ciclismo, lesões causadas pelo próprio movimento das pedaladas são relativamente raras, quando comparadas a outros esportes, como corrida e principalmente futebol. Isso se dá pelo fato do ciclismo ser um esporte onde praticamente não há impacto; só para ter uma idéia o impacto da corrida de baixa intensidade corresponde por volta de 1,6 vezes o peso corporal; em corridas mais rápidas esse valor aumenta até chegar por volta de 2,8; isso sem contar quando a corrida está associada a mudanças de direção ou sentindo. No ciclismo, só em sprints é possível atingir sobrecargas tão expressivas e, ainda assim, em sprints muitíssimo fortes. As lesões no ciclismo estão ligadas principalmente a diversos erros do ciclista, como posicionamento (podemos dizer que é um dos principais motivos), erro de treinamento (over use, excesso de treino, tanto de carga como volume) e os acidentes, que são os que levam a lesões mais graves. Apesar de não ser nenhum ortopedista, o trabalho junto com fisioterapeutas e ortopedistas me trouxeram algum conhecimento sobre o assunto; com isso, vamos comentar algumas das lesões mais comuns, a forma de evitar e a providência a ser tomada.



Carlos Maurício Zaremba, professor de Educação Física da UEPG, afirma que se uma pessoa andar de bicicleta no mínimo três vezes por semana, em um mês de prática o organismo já começa a dar resultados positivos. "O ciclismo te proporciona o bem estar, pela liberação de hormônios. Se tivéssemos o hábito de andar de bicicleta, a população estaria mais saudável. A prática do ciclismo no dia a dia não causa danos, além das quedas", explica o professor.

Mas o praticante deve seguir a mesma regra de qualquer outra atividade: deve respeitar os limites do corpo. “Dores musculares e falta de ar são sintomas de que o corpo está sofrendo”, ressalta Zaremba.

Outra questão importante está relacionada como a preparação do corpo. "Tudo que se faz para mudar o estado do corpo deve ter um preparo antes como alongamento da musculatura, fazer alguns polichinelos para acelerar o coração e não provocar um estresse maior".

A fisioterapeuta Bianca Carraro explica que, quando o ciclismo é praticado errado, as articulações do joelho e do tornozelo são as que mais sofrem. Para prevenir lesões desse tipo, Bianca indica que o ciclista alongue antes e depois do exercício.

Ela afirma que é importante regular corretamente a altura do banco, de acordo com a altura da pessoa, para evitar problemas. A fisioterapeuta também alerta os "atletas de fim de semana" que geralmente esquecem de se alongar.

A fisioterapeuta lembra de poucos pacientes sendo atendidos na clínica devido à prática errada do ciclismo e relata que apenas algumas pessoas que têm a atividade como esporte. Segundo Bianca, ciclistas de longa distância têm mais chance de se machucar.

Comentários

É isso aí moçada...
Vamos melhorar a postura se não vai ficar todo mundo "empenado" kkkkk

Abraçao
oivalfleicam disse…
Será que a "dor do Jairo" é devido à postura?

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,