Pular para o conteúdo principal

BICICLETAS PARA DEFICENTES FÍSICOS


Somente quem tem uma limitação física é capaz de dar valor às pequenas coisas, como andar de bicicleta. Mas a Organização Não Governamental (ONG) Embrião, com sede local em Alvorada, vem há algum tempo, com uma iniciativa, iluminando a vida de alguns adolescentes. Eles não veem, mas sentem. Sentem com os pés, com as mãos e principalmente com o coração, com a mesma, ou até mais, sensação de liberdade de quem enxerga.

De acordo com a ONG, o grupo se sentia excluído nos passeios ciclísticos realizados na cidade e os limites impostos pela deficiência visual os impedia de participar. “A partir disso, reunimos o grupo de voluntários e pensamos nesta proposta de geminar as bicicletas”, ressalta a presidente Janete Soares dos Santos.

Conforme a presidente, o início foi bem simples: “Pegamos duas bicicletas usadas que tínhamos em casa, conversamos com um serralheiro, que logo se prontificou em soldar nossa ideia.” A bicicleta, que tem um guidão fixo e outro móvel, além de ser um momento prazeroso, tem como ideia a de não poluir a cidade.

Os deficientes visuais, que chegam a fazer filas para pedalar, tem a ajuda de guias e, agora, participam dos passeis ciclísticos da cidade. Janete diz que já foram produzidas, aproximadamente, 16 bicicletas.

O triciclo tem um nome especial: 'ODKV'. A explicação é simples: 'o de cá vê' e 'o de lá não vê'. “O grupo que faz parte do nosso trabalho que escolheu este nome, assim fazendo uma brincadeira com um antigo carro alemão chamado DKW”, diz a presidente.

No dia 20 abril, um grupo de Venâncio Aires se dirigiu até Alvorada, para experimentar e registrar medidas das bicicletas especiais da Embrião. “Foi prazeroso contribuir nesta ação, assim tivemos a oportunidade de mostrar que este meio de transporte para cegos tomou o mundo”, diz Janete.

Para o venâncio-airense Alexandre Hertz que nasceu deficiente físico, e que nunca havia andado de bicicleta, a experiência foi única. “Foi a realização de um sonho”, relata, emocionado.

Hertz foi acompanhado de sua irmã Solange do Carmo Hertz, que também é deficiente visual de nascença, da mãe Marisa do Carmo Hertz e dos amigos Malkon Silva e Fabíola, que tiveram a iniciativa de levar os irmãos.

O jovem, de 31 anos de idade, tem outros sonhos. Está estudando para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende, no fim do ano, fazer vestibular e assim que passar deseja começar, o quanto antes, a faculdade de direito. “Vou ser advogado”, diz, com convicção. Acrescenta, também, que logo terá uma bicicleta ODKV, pois o grupo em que participa está trabalhando em cima disso.

A entidade

Fundada no dia 25 de dezembro de 2011 a Embrião, que tem sede local Alvorada, realiza atividades no estado do Rio Grande do Sul com o projeto pedagógico 'EducaAção EcoLógica' com jogos de xadrez nas escolas.

Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes. Tem como ferramenta de trabalho o xadrez, incluindo assim de forma lúdica aos alunos. A organização já foi reconhecida com prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue à incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembléia Legislativa).

Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Também recolhe pilhas, baterias e outros lixos tecnológicos, assim como óleo de cozinha usado. Além da ODKV, desenvolveu também bicicletas especiais para cadeirantes e muletantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CICLISMO E DORES NAS COSTAS

As dores nas costas não são um sofrimento específico do ciclismo ou mountain bike, mas sim um mal que atinge grande parte da população mundial. As dores normalmente estão associadas à má postura, vícios, sobrecarga no trabalho, desvios estruturais, traumas, etc. A coluna vertebral pode ser dividida em quatro partes: coluna cervical, torácica, lombar e sacral, cada parte formada por vértebras e discos que protegem a coluna de impactos e permite que ela seja flexível sem danificar suas estruturas. Quando flexionamos as articulações da coluna e do quadril, colocamos parte do nosso peso fora do eixo da coluna, o que fará com que os músculos se contraiam para evitar uma queda. Essas contrações bem como a carga do próprio músculo geram uma sobrecarga nas vértebras, ligamentos e discos da coluna. Normalmente o organismo suporta bem essas sobrecargas, mas quando elas são prolongadas ou muito intensas, podem causar dores mais fortes, geralmente por desgaste muscular ou por motivos mais

QUAL É MELHOR : PEDALAR UMA VEZ POR SEMANA OU NENHUMA?

Você já deve ter ouvido falar dos famosos atletas de fim de semana. Pode até ser que o termo não lhe seja familiar, mas provavelmente deve conhecer alguém assim, que sai para fazer alguma atividade física apenas nas suas folgas, muitas vezes uma vez por semana, e acaba exagerando na dose em muitos momentos. Pedalar, ou realizar qualquer outra atividade física, de forma esporádica é algo bem arriscado, já que pode agredir o corpo diretamente, pelo motivo de ele ainda não possui uma forte resistência física. “Não é recomendado pedalar ou correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. Os principais problemas recorrentes da prática esporádica são as possíveis contusões, que tendem a acometer a musculatura, os tendões, as articulações e o menisco. Porém, elas costumam ter mais aparições em pessoas que fazem esses exercícios em alta intensidade, o que, para os atletas de um dia só,

TIPO DE BIKE X ROTA (Asfalto, Trilha)

Para determinar qual o tipo de bike vai ser mais adequada ao seu perfil depende do tipo rota / trilha, depende da distância e/ou ritmo que você pretende ter. As mountain-bikes são bicicletas que a priori atendem a todo tipo de terreno (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). Mas se você for fazer um percurso longo, é melhor pelo menos trocar os pneus por pneus slick (lisos e, de preferência, finos), porque isso vai deixar a bicicleta mais “leve” por ter menos atrito com o solo.   Seria mais ou menos isso: - Para andar dentro da cidade, apenas em ruas asfaltadas: qualquer tipo de bicicleta, seja estradeira, mountain-bike, bicicletas de passeio, comfort-bikes, reclinadas, etc., etc. Com uma ressalva: se o asfalto for muito ruim e esburacado, ou se parte do percurso é de paralelepípedos ou outro tipo de piso baseado em blocos de pedra/concreto/etc., fica ruim para uma bicicleta de estrada. - Para pegar estrada de a