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LADRÕES DE BIKE : CUIDADO!!!


 

Houve um tempo em que a expressão "ladrão de bicicleta" referia-se aos inexperientes no crime, responsáveis por pequenos delitos. Hoje, o termo ganhou outro sentido. Com o aumento das bicicletas na cidade e a diversificação de marcas e preços, quem as rouba sabe que tem na mão um produto valioso, que chega a custar R$ 30 mil.

"Quanto mais gente usar, mais roubos haverá. O prejuízo é alto porque as bicicletas são muito caras."

A Secretaria de Segurança Pública não tem estatística sobre furtos e roubos de bicicletas, mas a crescente demanda por seguros para o produto indica que os ciclistas estão na mira de ladrões. Em São Paulo, em uma seguradora dedicada à nova modalidade, por exemplo, o número de clientes cresceu 70% desde 2008.

Arturo Alcorta, consultor em ciclismo urbano, diz que há dois tipos de ladrão: aquele que rouba qualquer bicicleta e outro que se concentra em modelos top de linha. Segundo ele, há quadrilhas especializadas, que conhecem as mais caras. "Você não desaparece com uma bicicleta de R$ 20 mil. Como são numeradas, muitas são vendidas no exterior."

 

Sem estatísticas oficiais, os ciclistas criaram uma forma própria de computar as ocorrências. O carioca Pedro Cury, 30, é o responsável pelo Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, disponível no site www.bicicletasroubadas.com.br.

No endereço, a vítima registra o fato, posta fotos da bicicleta e descreve a abordagem. As informações ficam disponíveis na rede e são encaminhadas a bicicletarias.

Em um caso, quando o ladrão tentou repassar a bicicleta para uma loja, o dono reconheceu a peça. "Mas recuperar as bikes não é o único objetivo. Queremos saber as áreas e situações de risco, o comportamento dos ladrões e gerar estatísticas", diz Cury.

Já existem pistas sobre as estratégias de quem rouba. Além da tentativa de vender o objeto às bicicletarias, um dos destinos das bicicletas são as feiras do rolo. Apesar de a prática ser ilegal, esse comércio de produtos usados existe em vários pontos da cidade. 



 

Fique esperto

1. Entornos de parques e avenidas onde há muitos ciclistas são os lugares preferidos dos ladrões. Fique duplamente atento nesses locais.


2. Nunca esconda a bicicleta ao estacioná-la na rua. Deixe-a em um ponto no qual o ladrão tenha a sensação de estar sendo visto, como em frente à porta de uma loja.


3. Escolha uma trava de qualidade, que não possa ser facilmente cortada com tesoura.


4. Se estiver em uma área de risco, use dois cadeados (um no quadro, roda traseira e poste e outro no quadro e na roda dianteira).


5. Se sua bicicleta for muito cara e de uma marca visada pelos ladrões (como Specialized ou Scott), uma opção é tampar o nome da grife com fita adesiva opaca.


6. Andar em grupo, principalmente à noite, é mais seguro do que andar sozinho.


7. Colocar fitas antifuro nos pneus ajuda a evitar que eles furem em armadilhas deixadas por ladrões.


8. Anote o número de série da bicicleta que está em relevo no quadro. Assim, será possível identificá-la caso ela seja roubada e encontrada.




Comentários

Pensamento:
...se a criatividade do mal fosse convertida em uma gota de chuva o planeta seria somente aquático... kkkkkkkkk

Tudo A V!

Vamos denunciar a bandidada!
Polícia neles....
kkkkk
oivalfleicam disse…
Masterpower... na verdade o negócio é não facilitar... Riscos : Andar em bikes caras demais, desbravar lugares desconhecidos, pedalar sozinho em horários noturnos,etc... Moçada vamos pedalar juntos e apenas nos trechos combinados... É interessante entrar nos sites de furtos de bike, para vermos que o risco é iminente e está mais próximo de nós do que pensamos...

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